Onde Estamos Localizados:

Estamos localizados na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, Estado de São Paulo, Brasil:

A cidade: "Santa Rita do Passa Quatro - SP "

 
 
 
    Untitled Document
 
Untitled Document

Santa Rita do Passa Quatro, uma cidade com serras, rios e muitas cachoeiras. Fundada em 1860, depois da construção de uma pequena capela dedicada à Santa Rita de Cássia, a cidade é circundada por colinas e, em seus 738 quilômetros de área, possui apenas 14 de zona urbana. O nome do município, que fica a 250 quilômetros da capital paulista, foi escolhido em homenagem à Dona Rita Ribeiro Vilela, uma das doadoras do patrimônio à Santa Rita de Cássia. "Passa Quatro" foi agregado ao nome por causa do Córrego Passa Quatro, que corta a cidade. Uma das atrações de Santa Rita é o Deserto do Alemão, área arenosa com várias dunas utilizada na prática de esportes, principalmente o off-road. São, porém, suas várias cachoeiras que fazem a alegria dos visitantes e moradores da região. As principais são: São Valentim, Três Quedas, Cachoeira do Major, Cachoeira dos Índios e Búgios e Cascatas. Estima-se que Santa Rita do Passa Quatro conte com mais de quarenta cachoeiras ainda não conhecidas, a maioria em território particular.

Localização e Acesso:

Como chegar Carro
Partindo de São Paulo pegar Rodovia Anhanguera sentido Pirassununga, passa por Porto Ferreira e seguir placas sentido Santa Rita do Passa Quatro. As placas para Santa Rita indicam a direção de Ribeirão Preto também.
Ônibus
A empresa Danúbio Azul faz o itinerário São Paulo - Santa Rita.
Aeroporto mais próximo:
Leite Lopes - Ribeirão Preto (SP)

Atrações:

Usina Hidroelétrica de São Valentim
A Usina Hidroelétrica de São Valentim tem uma área total de 60.000 m² e está implantada à margem esquerda do Rio Claro. Na área da usina está a Cachoeira São Valentim, uma queda livre de 80 m de altura e muito usada na prática de rapel em diversas competições de aventura que ocorrem na cidade.


 

Cachoeira Três Quedas
A cachoeira é formada pela água do córrego Passa Quatro. No local também estão as ruínas da Casa da Força, a primeira usina hidroelétrica da cidade.

.

 

Jequitibá Rosa
A árvore tem aproximadamente 40 m de altura, uma circunferência de 11, 30 m, 3,6 m de diâmetro e cerca de 3.025 anos de idade.

Deserto do Alemão
Formado por grandes erosões e por dunas, proporciona aos visitantes paz e tranqüilidade. Normalmente é usado na prática de off-road por jipeiros e motoqueiros.

Morro do Itatiaia ou Morro do Cristo
Com 970 m de altura, o local é usado para a prática do vôo livre (parapente e asa delta) e possui vista panorâmica para as cidades vizinhas.

 

Turismo / Ecoturismo:
Atividades de ecoturismo: Canyoning, Cavalgada, Mountain Bike, Rapel, trilhas de bike, moto, jipes e gaiolas.

GEOGRAFIA e HISTÓRIA
Habitantes: 27.170

Clima
Seco, ventoso e saudável, com as quatro estações bem definidas durante o ano

Vegetação
No Parque Estadual de Vassununga, localizado no município de Santa Rita do Passa Quatro, a floresta é estacional semidecidual e cerrado.

Relevo
A região tem com algumas colinas circundando a cidade. Ao norte e oeste, o relevo é levemente ondulado e a leste e sul, montanhoso. A altitude é de 759 metros, atingindo mil metros no Morro do Itatiaia.

História e Cultura
O povoado originou-se de uma pequena capela, dedicada à Santa Rita de Cássia, no lugar denominado Passa Quatro, terras que pertenciam ao Distrito de São Simão. O nome Santa Rita surgiu em homenagem à Dona Rita Ribeiro Vilela, uma das doadoras do patrimônio à Santa Rita de Cássia, e Passa Quatro surgiu devido à existência do Córrego Passa Quatro. Santa Rita é o local de nascimento do famoso compositor Zequinha de Abreu.


Zequinha de Abreu: Nosso ilustre Filho de Santa Rita:

Zequinha de Abreu (1880-1935)

Paulista de Santa Rita do Passa Quatro, passou sua infância e adolescência, participando e organizando atividades musicais em sua cidade. Em 1917, durante um baile, apresentou, sem maiores pretensões, um choro e ficou surpreso com a reação entusiasmada dos pares de dança. Batizou a música de “Tico-Tico no Farelo”, mas como já existia um choro com mesmo nome na época (composto por Américo Jacomino),resolveu pôr “Tico-Tico no Fubá”.

Apesar da estréia calorosa o choro só seria gravado quatorze anos depois pela Orquestra Colbaz, dirigida pelo maestro Gaó.
Interpretada por dezenas de artistas tornou-se um dos maiores sucessos da música neste século,inclusive no exterior. Na década de 40 “Tico-Tico no Fubá” fez parte da trilha sonora de cinco filmes :
“Alô Amigos”, “A Filha do Comandante”, “Escola de Sereias”, “Kansas City Kity” e “Copacabana”.

Neste último, o choro (que ganhou letra de Eurico Barreiros, em 1931) foi cantado por Carmen Miranda. Em 1952, dezessete anos após sua morte, os cineastas Fernando de Barros e Adolfo Celi homenagearam o compositor com o documentário “Tico-Tico no Fubá”.
Até homenagem da Orquestra Filarmônica de Berlim, bem longe de Santa Rita do Passa Quatro Zequinha de Abreu ja recebeu.

Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Zequinha_de_abreu

 

Hospedagem e Restaurantes:
Podemos indicar nossos parceiros e colaboradores do "Projeto Três Circulos".
Você Pode tanto acessar nossa seção: "Hospede-se" quanto a seção: "Colaboradores".


Informações Úteis

Telefones: o código DDD da região é 19
Prefeitura: 3582-9000
Polícia Militar: 3582-1288
Santa Casa Misericórdia: 3582-1500
Terminal Rodoviário: 3582-1917

Mais informações sobre a cidade:
http://www.santaritadopassaquatro.sp.gov.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_rita_do_passa_quatro